Há coisas que demoram a arrancar, mas quando o fazem é em alta velocidade!
A mensagem de Natal do executivo da Junta de Freguesia de Aguim, disponível no site, reza assim:
“NESTE NATAL:
PODEREMOS NAO TER DINHEIRO
NEM MAQUINAS PARA TRABALHAR
NEM CARTOES
MATRIZ DE MOVIMENTAÇÃO
MAS TEMOS ALGUNS PRESENTES!
PRESENTES QUE EM NOSSAS VIDAS, MAIS OU
MENOS,
PRECISAMOS UM POUCO
VAMOS OFERECER:
Borrachas, para que apaguem as más lembranças
Agulhas grandes, para tecer vossos sonhos e ilusões
Relógios, para vos mostrar que é sempre hora de amar
Rebobinadores de filmes, para recordarem os momentos felizes
Sapatos da moral ética, para pisarem com firmeza e segurança
caminhos bordejados de flores
Lentes correctoras, que
possibilitem enxergar o próximo e a natureza
com amor
Zippers, que abram as mentes quando procuram respostas
Outros para abrirem vossos corações
Ainda mais outros para fechar algumas bocas quando necessário
Tesouras, para cortar o que impede de crescer;
Canetas inteligentes, para alguns corrigirem a sua escrita;
Caixinhas de coragem, para os que se escondem em anonimatos;
…Enfim, espelhos para que todos admirem uma das obras primas
mais perfeitas, que são ou que o poderiam ser…VOCÊS!
A JUNTA DE FREGUESIA E A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA, DESEJAM A TODO O MUNDO, EM PARTICULAR AOS RESIDENTES
NA FREGUESIA
BOAS FESTAS
FELIZ NATAL PRÓSPERO ANO NOVO”
A formatação é da inteira responsabilidade de um qualquer site Brasileiro, mas ficam os recados para quem os quiser… Por mim bastava um simples “Boas Festas”!!!
Zé Cipriano
19 de Dezembro de 2009 às 13:07
Sim, realmente, na comunicação seja de uma empresa, de uma instituição ou, neste caso de uma junta de freguesia a autenticidade é mais importante que os floreados do texto.
Felizmente, alguém percebeu isso (por ter lido este artigo ou não, é irrelevante) e alterou a dita mensagem.
Também se diga que mensagens de Natal originais já deixaram de existir há muito tempo.
Tiago Mouta
20 de Dezembro de 2009 às 2:12
Caro Zé:
A questão aqui não é a originalidade da mensagem, porque não o é (podes bem verificar os "brasileirismos"), o que já de si é mau!!!
A questão prende-se com o facto de aproveitar este mail/ powerpoint para mandar recados à comunidade no lugar de uns sinceros "Boas Festas".
Julgo não ser este o comportamento mais correcto de um órgão oficial como a Junta (ou outro qualquer).
A expressão de qualquer tipo de animosidade, sugestão sobre comportamento ou dissertação de exclusão (de uma ou várias pessoas…) é absolutamente desnecessária, quando se trata de um organismo de TODOS e para TODOS, haja bom senso e Democracia!
Felizmente a mensagem já foi alterada para algo mais cordato e correcto para com os Aguinenses!
Se procuram originalidade, dou a sugestão de colocarem uma foto do presépio elaborado no Sobreirinho junto à mensagem de Natal… Fica a ideia, pode ser "que alguém perceba isto" (por ler este comentário, ou não…!)
Saudações Democráticas
combatente
21 de Dezembro de 2009 às 18:25
Então essas escritas!!!!! Apagaram-se!!!!!
Estao deixar apagar a fogueira no Aguim.net, metam lenha!!
Xarope pra tosse
21 de Dezembro de 2009 às 19:13
Ao contrário do "combatente" eu não venho meter "lenha", apenas venho dar a minha opinião, se isso é meter lenha!!! então por uma razão ou por outra, deve-se condenar quem acendeu a fogueira.
Continuando….
Quanto à primeira mensagem de boas festas, acho que já foi tudo dito, é lamentável sem dúvida, pois trata-se da página oficial da Junta de Freguesia de Aguim e não um blog/página amador de autoria de qualquer um, e como tal, por terem poderes para divulgar informação nessa mesma página, não é propriamente recomendável que abusem deles.
A mensagem oficial da Junta de Freguesia de Aguim, apresentavam por ex: um stock de caixas de coragem, tesouras, espelhos entre outros…, realmente só pode ser de risos…, que falta de ética e conduta oficial, por muito que pensem nisso, acho que realmente foi um tiro no pé, o executivo com essas atitudes, consegue fazer com que as pessoas tenham sempre algo que criticar, mas de forma depreciativa.
Até mesmo os próprios responsáveis, se voltarem a ler a sua mensagem, conseguem perceber o quão mal tiveram em publica-la no local oficial e camuflar esse tipo de bocas num texto com tema de Natal, o que é de todo inacreditável e desadequado, vejam lá se querem ir ao “Nós por cá” como foram os outros autarcas!!!
É difícil encontrar uma explicação de bom senso para esse feito inédito, talvez uma possível perturbação emocional, gerada por grande desconforto ou até “um não saber lidar”, com a crítica, (vamos lá ter juizinho como disse o Zé Sócrates ao Paulo Portas) Adiante…
Recomposta a postura do executivo eis a mensagem….
Em relação à última mensagem oficial de Boas Festas (reconvertida), já apresenta vocabulário à altura do contexto, e já me parece muito mais digna.
Assim sendo um Bom Natal e um Feliz Ano Novo, para todo o executivo e para todos os visitantes do Aguim.net, são os votos do Vosso Xarope pra tosse.
Tiago Mouta
22 de Dezembro de 2009 às 9:54
Esta mensagem de Natal tem passagens verdadeiramente suculentas… Numa análise mais cuidada podemos apreciar verdadeiras frases poéticas como:
"…Ainda mais outros para fechar algumas bocas quando necessário…" (Ai Democracia, Democracia!!!),
"…Tesouras, para cortar o que impede de crescer…" ( Tesouras, só se for para cortar os pulsos depois de ler a mensagem de Natal).
"…Canetas inteligentes, para alguns corrigirem a sua escrita…" (No meu caso julgo escrever com a correcção necessária à expressão da lingua Portuguesa, pode não agradar a todos, mas isso já não é problema meu!!!).
"…Caixinhas de coragem, para os que se escondem em anonimatos…" (Xarope pra tosse, esta era para si…ehehehe!).
Tiago Mouta
22 de Dezembro de 2009 às 9:54
"…Enfim, espelhos para que todos admirem uma das obras primas
mais perfeitas, que são ou que o poderiam ser…VOCÊS!…" (Esta é tão boa que é aplicável ao próprio autor da mensagem, ou da publicação da mesma, movido quiçá, por "azias" menos Democráticas).
Muita atenção ao que se diz, mas mais ainda ao que se escreve, porque felizmente existem pessoas atentas, que facilmente podem expor estas mensagens ao ridículo, tornando meras tentativas de "Chico espertismo" em autênticos tiros no pé, como disse o Xarope e muito bem!
Saudações Democráticas
Boas Festas, Feliz e Santo Natal e um Próspero Ano Novo, são os votos de Tiago Mouta para todos! (Sem excepções!)
Grande H
22 de Dezembro de 2009 às 23:38
Quando vi a mensagem de natal retirada do site da junta de freguesia não me espantou nada o seu conteudo em destaque as primeiras linha, infelizmente parte desta lista que assume agora o pode da junta á muito que gosta de criticar, muitos deles deviam ter um espelho em casa. Estão mais virados para criticar os que lá estiveram do que agir para resolver os problemas da nossa terra, á muito para fazer . A união faz a força não é assim que vão lá , juntem as pessoas não as dividão muitos até poder ajudar mas assim vai ser dificil, é normal que com estas guerras quem paga é o povo, ou seja todos nos
Bom Natal
Grande H
Joel
23 de Dezembro de 2009 às 1:04
Bem, quanto ao assunto da mensagem no site da Junta, temos que admitir: pela primeira vez neste fórum estivemos na presença de um consenso de opiniões. Para já, este é o primeiro mérito do actual executivo: conseguiu reunir a unanimidade da opinião da população, ou, pelo menos, de uma amostra dela. É apenas irónico que tenha sido para criticar a própria Junta…
Agora há trabalhar para reuni-la por causas mais profícuas…
Contando que não voltarei aqui antes do Natal, ficam os meus sinceros votos de um Bom Natal a todos os que por aqui passam ou passaram. Que possam estar reunidos com a vossa família, assim como eu espero fazer com a minha. Talvez nos encontremos por Aguim nestes dias: nesse caso, a primeira taça é por minha conta… 🙂
Bom Natal a todos,
Joel Ferreira
Pedro Bandarra
23 de Dezembro de 2009 às 21:43
Desejo a todos um Special Natal e que 2010 nos traga opiniões construtivas e que consigamos algo de bom para a nossa freguesia todos juntos.
Pedro Bandarra
Curioso_do_forum
27 de Dezembro de 2009 às 22:20
Ora boa noite,
Não sei de onde vem esta admiração com esta mensagem de Natal da Junta de Fregeusia de Aguim.
Devo reconhecer que a primeira vez que a li, foi neste site.
Agora se repararem na mensagem de "apresentação" ou "boas vindas" ou como se queira chamar, do sr. presidente da Junta, utilizando o mesmo canal, um canal que deveria ser de unificação, apartidário, de certeza que se vai reconhecer o mesmo estilo que esta mensagem de Natal nos fez chegar.
Para mim, estas situações, só têm uma designação: lamentáveis.
Espero que com estas mensagens que vão sendo publicadas neste site, os elementos da Junta (mas todos) interiorizem de uma vez por todas, ques estão naquela instituição para servir a freguesia e não para a utilizarem para os seus recados políticos.
A campanha acabou no momento em que se reconheceram os resultados eleitorias. (Pelo menos é o meu pensamento).
Cumprimentos