Vila de Aguim

Recebi hoje este e-mail que levanta uma interessante questão,

Desculpem que o meu contacto seja feito deste modo mas o que interessa é que chegue ao Blog aquilo que quero dizer!

Em conversa há dias com uma colega minha de História, ela disse-me uma coisa que me deixou simultaneamente abismado e entusiasmado. Trata-se das povoações que foram município e agora já o não são, não terem perdido a categoria de vila que teriam por direito próprio. Ora Aguim, como todos os aguinenses sabem, foi sede de município desde 1140 até 1835. Nesse ano do séc. XIX, por não ser freguesia (como acontece agora com Anadia), deixou de ter qualquer poder administrativo, assim como judicial, na sequência da reforma administrativa levada a cabo por Mousinho da Silveira, salvo erro.

Porém, segundo informação daquela historiadora e confirmada por outros historiadores, isso não significou a perda da categoria de vila, pois uma coisa é o poder, outra coisa é o título da povoação. Sendo assim, tudo aponta para que a nossa terra seja Vila.

De todo o modo, gostava que alguém com conhecimentos mais aprofundados de administração pública ou da matéria relacionada com a atribuição dos títulos aos agregados urbanos, me pudesse elucidar sobre a verdade ou não desta afirmação.

Seja como for, fica aqui levantada esta lebre…

Um abraço
António Campar de Almeida

Publicado por

Zé Cipriano
Programador informático. Depois de um site, chamado "Aguim Online" (fundado em 1998), iniciou o "aguim.net" em 2003.