Uma pequena farpa para exaltar os ânimos…

Como penso ser do conhecimento geral, eu fiquei responsável (temporariamente) pela gestão de conteúdos do site da Junta de Freguesia de Aguim, tarefa que abandonei em Setembro deste ano, ou seja, antes do período eleitoral.

Todavia, tenho por hábito passar por lá e verificar as ultimas actualizações!

Qual não é o meu espanto, ao verificar que a mensagem do presidente, é exactamente a mesma do anterior e apenas alteradas a fotografia e respectiva assinatura…

Podemos concluir que:

a) As palavras dirigidas à população são as mesmas, basta assinar por baixo, para não cansar, que isto das tecnologias…
b) Nada de novo a comunicar aos Aguinenses, afinal ainda só passou um mês…
c) Uma imagem vale por mil palavras.
d) José Lagoa faz suas as palavras de Vítor Timóteo.
e) Esperamos em Aguim nova vaga de inspiração para reformulação de conteúdos no site da Junta de Freguesia.
f) Então e a divulgação do Halloween e do S. Martinho, essas grandiosas festas?

Vamos a aproveitar essa plataforma electrónica para o bem da população e divulgação de eventos e notícias, só com fotos e assinaturas não vamos lá.

Sintam-se na liberdade de comentar, mas a verdade está na mesa…

Para quem quiser ver: http://freguesiadeaguim.eu/

Publicado por

Tiago Mouta

8 comentários a “Uma pequena farpa para exaltar os ânimos…

  1. Caro Amigo Tiago, consulta o antigo executivo (aka Vitor Timoteo) e de certo que facilmente irás compreender o porquê da situação que questionas!! Estou totalmente à disposição para te ilucidar, apesar de achar que após o teu pedido de exclarecimento, não vás necessitar. Grande abraço.

  2. errata
    exclarecimento – esclarecimento

    • Caro Rúben

      Eu estou atento, como todos os Aguinenses deveriam estar, não é pela gravidade da situação, porque não o é…
      Além de considerar que fiz uma crítica constructiva, penso que é de bom tom actualizar sempre que necessário, com a divulgação de eventos e notícias, não se pode apenas alterar as caras e as assinaturas, não é um comportamento muito ético…
      Mas pelo teu comentário, vejo que te coube a ti a pasta das "novas tecnologias", muito bem, que seja alguém com capacidade de fazer um bom trabalho.
      Assim sendo, terás sempre as minhas sugestões, bem como críticas constructivas.
      Depois disto, resta-me reforçar a ideia que a plataforma online da Junta de Freguesia tem muita utilidade e necessita ser bem explorada, pelo que uma subtil alteração de foto e nome não me parece suficiente, na medida em que o executivo da Junta já organizou actividades não veiculadas e divulgadas pela sua própria plataforma.
      Bom trabalho Rúben e por favor procede às alterações que achar necessárias sem te esqueceres sempre do perfil informativo do site aos Aguinenses.

      Um abraço

  3. Caro Tiago

    Em relaçao a seres tu o homem da pasta das novas tecnologias da junta, tenho dois promenores a dizer-te, mas penso que nao teras feito de proposito, julgo nao saberes… 1º nas fotos da assembleia estava uma foto e respetivo nome de um eleitor que nunca fez parte da junta de freguesia….2º Havia um local para outra foto, local esse pertencente a um elemento do ps que nunca teve foto….

    Abraço

  4. Caro Farpas

    Não sou o "homem das novas tecnologias da Junta", porque não faço parte nem nunca fiz de qualquer Junta de Freguesia.
    Está correcto, não sabia, apesar de ter sido alertado posteriormente para o facto através de comentários no próprio site da Junta.
    Para proceder às respectivas alterações necessitava portanto de ter pelo menos o nome e a foto do representante, o que não era o caso!
    De qualquer forma fizeram-se várias sugestões e críticas construtivas às quais tentei sempre dar resposta e seguimento, com vista a tornar a plataforma mais exacta na informação transmitida.
    Agora está lá o nome e a foto do Presidente, mas o discurso e as palavras são do anterior…

  5. Quanto ao tópico inicial, quer-me parecer que o site da Junta está longe de ter o mínimo de funcionalidade, sendo que mais de metade dos conteúdos de algum interesse são os sobejamente conhecidos e que já constavam da revista "Aqua Nativa". Quanto à funcionalidade, o site não partilha de qualquer reciprocidade da população, chegando mesmo a parecer um “site de consulta”. Com a potencialidade que tem um site, acho que o mesmo devia ser aproveitado para comunicar à população alvo aquilo que normalmente lhe chega pelas vias tradicionais, tais como avisos, editais, planos de actividades e, inclusive, as próprias actas das reuniões – bastam breves minutos a percorrer o site para perceber que qualquer esforço neste sentido foi demasiado ténue!
    Mais do que uma mensagem de boas-vindas padronizada, o site podia servir para interagir com a população, e este é um dos desafios que eu coloco aqui ao actual elenco – ou seja, transformar aquela coisa profundamente disfuncional em algo de útil.

    Depois, aproveito ainda para analisar alguns dos tópicos aqui postados, uns mais recentes, outros nem por isso… Pensava que nos dias de hoje apenas resistiam alguns fanatismos futebolísticos e religiosos, mas tenho vindo a constatar que, mais uma vez, estava enganado, conforme se comprovou no último período eleitoral. Assim, aproveito para relembrar um célebre ditado popular: “quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele”…

    Neste orgulhoso festival de "farpas", termino recomendando a leitura do "Dicionário aberto de calão e expressões idiomáticas", José João Almeida, 2009, disponível em http://natura.di.uminho.pt/~jj/pln/calao/dicionar… Para que se saiba do que, afinal, aqui se fala!

  6. Muito sinceramente, acho que o site da Freguesia de Aguim, tem um papel bastante digno, ao contrário do que atrás foi dito, no meu entender pode ser funcional, apenas necessita de ajustes e melhoramentos.

    Quanto aos conteúdos como disse o Sr. Joel:
    "mais de metade dos conteúdos de algum interesse são os sobejamente conhecidos e que já constavam da revista (Aqua Nativa)"

    É verdade de facto, mas ainda assim, será isso razão para não serem expostos, pois são parte da história de Aguim, quanto a mim, estão divulgados no local certo, pois assim ficam expostos à escala global, pois nem todas as pessoas tem acesso a "Aqua Nativa", o site da Freguesia de Aguim certamente que tem interesse para várias gerações e com uma proliferação geográfica que ultrapassa as fronteiras da Freguesia, logo, deve e bem, estar disponível no site, para quem já conhece e principalmente para quem quer conhecer.

    Quanto à possível divulgação de actividades "avisos, editais, planos de actividades e, inclusive, as próprias actas das reuniões" concordo na integra, a meu ver, é sem dúvida uma ideia louvável a colocar em prática.

    Quanto a dinâmica do site e a sua interacção com a população, no meu entender, devemos perceber que o site não será nem terá características de um "fórum de discussão", o seu formato apenas deve contemplar informação/caracterização do lugar de Aguim assim como noticiar, divulgar e expor documentos (caso das actas)e as demais actividades que surjam na Freguesia, as possíveis actualizações devem sempre ter lugar atempadamente (sendo o chamado “em tempo real” o óptimo) e o tratamento da informação deverá ser adequado para possibilitar uma melhor leitura e percepção, visto que parte dessa informação está "despejada" e pouco organizada, acho que poderia ser melhorado nesse aspecto, (por outro lado, também desconheço as potencialidades e os limites da página web em si e a possibilidade de carregamento e organização de dados informativos), ainda assim queria ressalvar o trabalho que foi feito, pois foram essas pessoas que deram vida ao site e merecem o meu apreço por isso, pois esta página é bastante recente, agora cabe ao novo executivo amadurecer e explorar, mostrando assim as suas potenciais ideias.

    Quanto à demora para actualizar os dados, no meio disto tudo, fiquei sem saber, realmente o que se passa, e qual é o problema, não acredito que o Sr. Rúben não tenha capacidade para alterar as informações condignamente, pois se dúvidas houvesse, penso que não será por falta de amigos para o ajudar, atendendo que já teve lugar a tomada de posse, espero que tenha sido dada a posse "absoluta" para alterar e dinamizar a página web na integra.

    Quanto ao texto do Presidente ser o mesmo, meus amigos, é quase impossível não esboçar um sorriso satírico sobre isso…..pelo que eu conheço…., esse texto antigo, exposto com a fotografia do novo Presidente, nomeadamente o "Amigo Zé Lagoa", quase que punha as minhas mãos, pés, etc….no lume, como não deve haver NINGUÉM que visite o site da Freguesia de Aguim assim como o Aguim.net, que lhe cause mais desconforto ao ver a (foto/texto) juntos, que ao próprio "Amigo Zé Lagoa", não é que esteja mal escrito, mas não tem o seu cunho pessoal e não acredito que dispensa-se a honra de ser o próprio a escrever e a dirigir-se aos Aguinenses, aí é que reside o problema…, eu não estou com isto a defender ninguém, mas será que alguém aqui acha, que o Homem necessita que lhe escrevam o que quer que seja!!.

    Acredito que isso seja rectificado rapidamente, talvez até mais rápido que a organização dos outros conteudos que já estão escritos, mas enquanto assim está…. não deixa de ter a sua piada….

  7. O meu comentário acerca do "Aqua Nativa" prende-se com o seguinte: se visitarmos a página da freguesia de Arcos (muito "siamesa" da "nossa") verifica-se que, pelo menos, foi deixada uma referência à fonte de informação. Porque, convenhamos, se eu, e outros da minha idade, conhecemos ainda hoje algumas das lendas de Aguim, em parte isso deve-se à revista. Acho muito bem que tenham aproveitado uma fonte de informação tão boa; acho menos bem que não a refiram.

    Quanto à "interactividade" que referi atrás, era no seguinte sentido: se eu precisar de alguma coisa da Junta de Freguesia, seja um documento não certificado, uma informação, uma reclamação, o que quer que seja – em algum lado do site está isso contemplado?
    o que eu quero dizer, sucintamente, é o seguinte: uma parte muito difícil está feita – há um site. Agora há que rentabilizar este meio de comunicação…

Comments are closed.