E por nação entenda-se o blog aguim.net. Uma série de comentários que acho importante serem feitos sobre os últimos dias aqui no aguim.net
5 Anos
Só ontem me apercebi que o primeiro post deste blog tem a data de 11 de Outubro de 2004. Quer isto dizer que celebrámos 5 anos de existência no passado Domingo. Curiosamente foi no dia das eleições autárquicas. Foi também nesse dia que se bateu o recorde de visitas, segundo o sitemeter, neste site. (depende claro do contador, a estatísticas internas do blog indicam que na segunda-feira houve mais visitas). Queria, portanto, agradecer a todos os que têm visitado e comentado e, claro, aos restantes autores que têm contribuído com artigos para o blog.
Comentários anónimos
Se por um lado estou contente com o aumento de tráfego e de comentários por outro tenho pena que tanta gente esteja a esconder a sua identidade. Não percebo muito bem o porquê de isso acontecer. As únicas explicações que encontro é que estão aqui a dar opiniões que não conseguem ou defender pessoalmente ou que não têm coragem para as assumir publicamente. Lamentável em ambos os casos. O argumento de que o conta é a opinião e não quem a tem também não convence muito. É óbvio que toda a gente, independentemente da profissão, do estrato social ou do que quer que seja, tem opiniões igualmente válidas mas não é isso que está aqui em causa. O que interessa é se a mesma pessoa tem sempre as mesmas opiniões ou se as mudam a consoante sopra o vento.
Não há muito que eu possa fazer. Podia limitar os comentários apenas a utilizadores registados o que pelo menos obrigava a pessoa a fornecer um endereço de email válido. Não o faço porque esse passo extra iria também afastar as pessoas que se identificam (o utilizador de Internet é por definição preguiçoso…)
O que optei por fazer foi instalar um sistema de comentários que facilita a vida a quem realmente se quer identificar. Os comentários deste blog são agora powered by Intense Debate. Neste sistema o utilizador tem várias opções para se identificar. Ou registando-se no próprio Intense Debate (registo que depois permite comentar em qualquer blog que use o mesmo sistema), usando as contas do Facebook ou do Twitter (que são cada vez mais numerosas) ou, ainda, com OpenID. Com apenas dois cliques podem estar identificados e a comentar um artigo. Espero que com isto aumente o número de comentários identificados.
Fórum
Enquanto estava a escrever este post o Pedro Bandarra deu-me a sugestão de criar um fórum de discussão. A principal razão para isto é que nos comentários de um post a certa altura já se está a comentar tudo menos o tema que esse artigo lança. Assim, num fórum, qualquer utilizador pode lançar as suas próprias discussões sem estar limitado aos textos publicados no blog.
Admito que tenho algumas reservas em relação à quantidade de participação, especialmente depois desta onda de política passar mas não custa nada experimentar e ver como corre.
Inscrevam-se e participem em forum.aguim.net
Luar da meia noite
16 de Outubro de 2009 às 9:28
Só uma questão, qual é a residência do novo presidente da junta?
Tiago Mouta
16 de Outubro de 2009 às 19:42
Os "embuçados" e os "menos embuçados" estão na net, (mais concretamente no Aguim.net), para aplaudir ou contestar a realidade Aguinense, sejam quais forem os intervenientes, as cores ou opiniões…
O ponto comum e fulcral é o bem estar e a melhoria das condições de vida em Aguim, tudo o resto é paisagem!
Não interessa entrar no campo do ataque pessoal, quando aquilo que importa são acções de dinamização da freguesia, a união entre as pessoas e o olhar crítico, mas constructivo sobre como Aguim pode ser melhor!
Dificilmente concordarei com tudo o que se passa por aqui, mas quando se discorda, deve ser apresentada uma alternativa!
E se estas eleições serviram para fortalecer o Aguim.net e a participação cívica democrática dos Aguinenses, então já serviram de muito.