As Aventuras D’Um Guinato Na Noruega

Hello!

Saudações da Noruega!

Esta viagem começou logo que soube da possibilidade de poder estudar noutro país, através do programa Erasmus. Foram muitos planos elaborados, muita dedicação, muito esforço e muitas contas de cabeça, mas… cá estou!

Não foi fácil, só ao fim de dois longos dias de viagem, passados entre Lisboa, Amesterdão, Bergen, Oslo e Gjövik, a fazer lembrar aquelas viagens à antiga, dos navegadores portugueses, é que finalmente me instalei na cidade de Gjövik.

Foram 2h de carro desde Aguim (essa metrópole) até Lisboa, 3h de viagem de avião Lisboa Amesterdão, 2h de avião Amesterdão – Bergen, 7h de comboio Bergen – Olso, e por fim, 3h de Oslo – Gjövik! Poucas horas de sono e com muito frio (-6º mais ou menos – Verão segundo os Noruegueses, pois neste período pode-se atingir os -30º :)) nem tempo tivemos de ir a casa deixar as malas, e fomos logo com os professores até à escola ter uma aula!

Apesar disto, a recepção foi excelente e muito acolhedora. Toda gente foi muito atenciosa connosco: alunos, professores, funcionários da escola e habitantes da cidade.

É uma cidade muito bem organizada, com pessoas muito civilizadas e isso nota-se no funcionamento da escola, pois para além de terem tudo e mais alguma coisa (biblioteca enorme, videoteca, sistema de vídeo e audio-conferência, salas bem equipadas, laboratórios de radiologia como se num hospital estivéssemos), funcionam de maneira muito aberta mas organizada.

Mundos completamente diferentes, mas pronto… ainda ando um bocado perdido nesta nova realidade, mas o pessoal norueguês lá me vai dando umas dicas e cá me tenho desenrascado e conseguido sobreviver! 🙂

E bem, sempre que possa, digo qualquer coisa!

Beijinhos e Abraços

O emigrante Portuga na Noruega
Pedro Ferreira 🙂

Publicado por

Pedro Ferreira