(D)evolução ou involução Feira do Vinho 2010?

Arrancou ontem a edição 2010 da Feira do Vinho e da Vinha de Anadia, com João Pedro Pais e um mar de gente no Vale Santo.

Lembro-me de uma discussão neste blog, em que uma determinada pessoa anónima (sob o pseudónimo Rennie…) criticava ferozmente o stand de Aguim na edição 2009 da FVV.

Como a organização do espaço de Aguim na FVV 2009 tinha ficado a meu cargo, tomei a crítica como pessoal e desafiei a criatura Rennie a fazer melhor.

Chegada é a hora de verem as (óbvias) “melhorias” no stand da Junta de Freguesia de Aguim!!!

Ora se em 2009 o tema era “Desporto e cultura”, em 2010 o tema é “algo que tinha lá por casa”…

Existe uma imagem da Nossa Sra do Ó em evidência, duas bandeiras (uma de Aguim, outra do Centro Social), dois trajes (um do Rancho, outro não identificado, estilo confrade…), muitas cadeiras, uns cubos com fotos, uma T-shirt e boné da A.R.P.A.

Sem dúvida que este ano Aguim está bem representado na FVV com este relicário…hino à criatividade!

Representação da AJA na FVV e suas actividades já desenvolvidas…zero!!!

Mas parece que em Aguim já se afina por outro diapasão (ou Harpa)…

No mesmo dia de inicio da FVV 2010, é feita a apresentação da Associação Raízes do Povo de Aguim (ARPA), uma espécie de “movimento separatista” entre Aguim e as festas oficiais do concelho, deveras (in)oportuno…

Oportuno será perguntar o que é a ARPA, para que serve, quais os seus objectivos, os seus órgãos sociais, associados…Alguém sabe? Alguém quer responder?

Ou trata-se da “malta” (do costume) Aguinenses juntos para uma sardinhada, não será necessário uma associação (E a sardinha é peixe pequeno para ser pescado ao ARPÃo)!!!

Bom, a verdade é que já existe a AJA para os jovens, agora a ARPA para os menos jovens e a seguir o que vem???

Passo a sugerir algumas “possíveis” associações para Aguim:

ALO–  Amigos da Lagoa do Olho

ALSA–  Amigos do Largo do Sobreirinho e Afins

ALTE– Associação Tinto,Leitão e Espumante

Ficam as ideias para quem de direito reflectir.

Espero respostas esclarecedoras de todos os participantes, mas sobretudo para todos os Aguinenses.

Publicado por

Tiago Mouta

82 comentários a “(D)evolução ou involução Feira do Vinho 2010?

  1. A AJA foi também convidada a estar representada no stand mas como ainda não temos materiais adequados (nomeadamente um estandarte) não o fizemos. Foi essa a única razão para a nossa não participação. Certamente que para o próximo ano já será diferente.

  2. Materiais adequados?
    Em plena era digital, haverá fotos dos eventos e dos participantes, isso seria mais do que suficiente para dar mostras de actividade em Aguim… Estandartes já lá há que chegue e em si não dizem nada…
    Ainda estão a tempo de por lá qualquer coisinha… Ainda só vamos no 2º dia de Feira.

    • Também, até agora fizemos apenas uma actividade.

      • O Haloween e o S. Martinho se bem me lembro também eram responsabilidade da AJA (pelo menos nos cartazes!!!), apesar de não ser oficial, não deixou de acontecer…
        Onde quero chegar é simples, existe tanto "potencial associativo" em Aguim, mas não é visível à comunidade exterior…
        Quem for à FVV 2010, ao passar pelo stand de Aguim, fica com uma ideia pobre e infeliz do que é a freguesia…
        Tenho uma foto do dito,mas por algum motivo não consigo fazer o upload…

        • Mesmo se quiseres contar com essas duas actividades a situação é a mesma.

          E outra coisa que não percebi, quem é que devolveu o quê?

          • Eu fiz o favor de devolver a crítica, referente à evolução (ou involução se quiseres…) da participação de Aguim na FVV…
            Em 2009 segundo uns "iluminados" tinha sido mau, mas foram os 50 anos da ARA, havia referências ao património, aos usos e costumes, actividades desenvolvidas na Freguesia, produtos regionais, novas tecnologias (com a apresentação do site!!!) e uma preocupação com a estética do local que apesar do espaço reduzido tentámos incluir tudo o que há de melhor em Aguim…
            Em 2010 tentou-se incluir tudo o que estava na garagem… Não há um tema, não há gosto pela terra, por mostrar o que de bom há em Aguim… Se calhar deveria ser criada a Associação Aguinense para a Feira do Vinho e da Vinha…

          • Caro amigo, não te conheço o suficiente para puder formar opinião sobre ti, no entanto não posso certamente deixar de manifestar o meu apoio à quaze totalidade dos comentários que tens feito sobre a MINHA TERRA E FREGUESIA. No entanto não consegui neste comentário perceber o que teve de mau o Aniversário dos 5o Anos da ARA. Seria possivel esclarecer-mes?
            Aguardo resposta.
            Um destes dias havemos de nos cruzar e partilhar algumas ideias para esclarecer os "Iluminados" de Aguim, e todos aqueles que fazem parte das novas e reativadas associações criada apenas com um simples e claro objectivo, que os que por lá andam nem sonha..
            Pura inteligência de ZL, por forma a manter junto a si estas pessoas no minimo até às próximas Eleições Autárquicas.
            Mas isto é outro assunto..

            Um abraço.

          • Caro Cospe e tosse:

            Nada tenho contra a ARA meu amigo, muito pelo contrário, uma associação local que subsiste 50 anos (apesar das dificuldades…) só pode ser de louvar!!!
            Os 50 anos da ARA foram um dos temas apresentados na Feira do Vinho e da Vinha em 2009.
            Aliás, os corpos directivos da ARA foram bastante expeditos e colaboraram activamente ao fornecer materiais para expor no stand de Aguim.

            Cumprimentos

  3. Será que a azia da falta dos 500€ semanais continua?

    • Caríssima Rennie

      Estava a ver que não nos brindava com a sua presença!!!
      Dignou-se a sair para exercer o seu direito ao contraditório?
      Onde está a critica "afiada" ao stand da Junta de Freguesia este ano, tão melhor que o do ano passado!?
      Azias??? Só se forem suas…para deitar contas ao trabalho dos outros!!!
      Mas se quiser até lhe envio a folha de cálculo com as contas bem explicadinhas…Se é isso que ainda lhe tira o sono!!!ehehehehe…
      Esperei sempre, que a Rennie depois de tanta bazófia e critica gratuita de "bota abaixo", se dignasse a produzir algo de registo para a posteridade, a bem da freguesia, mas pelos vistos enganei-me…Nunca foi vontade de fazer melhor, foi somente e apenas mesquinhez e baixeza de carácter (talvez por isso os seus comentários tenham sido apagados…)!

  4. Talvez um "resfriar" de paixões, seja o motivo de tamanha inércia!!!
    Talvez não lhe paguem o suficiente para trabalhar com gosto, ou talvez lhe paguem a mais para aquilo que sabe fazer… Seja como for, para criticar alguém disponha-se a fazer melhor, se não for capaz de o fazer, reduza-se apenas à sua insignificância!!!

  5. Caríssimo Rennie e não Caríssima Rennie se faz favor! Posso ocultar a minha identidade mas a sexualidade prezo-a em identificar. Quer que lhe faça também a folha de Excel com as contas bem explicadas? Certamente que as vai fazer do seu agrado! 😉 Se não são os €€€ que o move, e se está tão incomodado com a fraca elaboração do Stand deste ano porque não ajuda as pessoas que são responsáveis dessa tarefa? Chegue-se à frente uma vez que seja sem pensar nas benesses e talvez comece a ter mais crédito das gentes desta terra.

    • Seja caríssimo ( Para mim os anónimos serão sempre desprovidos de sexo…enfim!)
      A folha foi feita no final da edição da FVV 2009 e entregue à junta de Freguesia, com o conhecimento de todos os membros do executivo, mais transparência da minha parte não pode exigir…
      Já o Rennie não é muito adepto de transparências…
      Neste mesmo post já deixei sugestões que em muito melhorariam o aspecto do stand e a verdade é que me incomoda o desprezo com que apresentam a vossa terra aos demais… Já ajudei em mais do que uma edição da FVV, sem ser movido por qualquer espécie de pagamento, pelo simples facto de pessoas como o Rennie nada fazerem e criticarem à boca cheia quem faz…Não me lembro de ter tido a sua ajuda no ano passado, nem no anterior!!!
      Quanto aos créditos, deixe lá isso para alguém que se importe com o assunto (ou que precise de votos…), as minhas amizades em Aguim são bem conhecidas de todos… Julgo não ser preciso fundar nenhuma associação para isto!!!
      Entretanto o Rennie parece ser alguém tão bem informado, diga-me, também toca hARPA???

  6. GRANDE TIAGO
    Há muitos que pensam isto que escreves, mas não tem corajem de o dizer nem escrever.
    Tens toda a razâo
    Se cahar mais valia meter uma barraquinha de cachorros

    • Caro Arpão (eheheheheheh… Pseudónimo adequado este!)

      Dá a sensação que para ter vida social em Aguim é necessário uma associação…
      Só se for para alguns "renegados" sem crédito entre as gentes de Aguim!!!
      Quem vem por bem, é sempre bem recebido!!!

  7. Transparências em algumas contas do passado que agora andam a levantar problemas e dores de cabeça aos antigos executivos. Será dessas que estamos a falar?
    Vai-me dizer que não recebeu por ter estado na FVV das edições anteriores? Há qualquer coisa então que não está a bater certo aqui! E não caro bloguista, não toco hARPA, se bem que admiro as pessoas que tiveram essa iniciativa. Em muito pouco tempo já fizeram algo pela terra, ou pelo menos já se começaram a mexer. Acho muito engraçado essa sua mania de criticar tudo e todos só porque tentam fazer algo. Se o seu padrinho ainda estivesse no poleiro ia ter a mesma postura? Não creio! E fique com mais uma pastilha Rennie porque a azia realmente continua! 😉

    • Caro (a) Rennie:

      Dores de cabeça de antigos executivos, contas do passado, edições anteriores da FVV , "padrinhos e poleiros"… Certamente não sou eu que preciso de pastilhas para azia!!!
      Mas pelo que depreendo do seu discurso e utilizando a sua linguagem, as suas azias do passado acabaram (juntamente com as críticas gratuitas e infundadas) quando o seu padrinho subiu ao poleiro, é isso????
      OK, já percebi a sua base de (des)argumentação…
      Se não toca hARPA, pelo menos sabe mais do assunto do que a maioria dos Aguinenses (estará familiarizado com o conceito de MAIORIA???), queira esclarecer os leitores, foi por isso que escrevi o post…
      É que ainda ninguém respondeu às questões formuladas…
      Já fizeram algo pela terra???Onde? Mexeram-se… Boa resposta!!!

  8. Tiago,

    agora és tu que desempenhas o papel de "agência de rating", para aferir o crédito de cada um junto das "gentes de Aguim"?

  9. Meu caro continua a dar-lhe em relação à minha sexualidade! Não sou um Blogger "Travestiano" (como aquela do Jornal Nacional)! Pode tratar-me por Caro! Sério! Nem tão pouco sou afilhado de quem se encontra no poleiro. Não pertenço ao executivo e acredite que quando achar que devo criticar este executivo assim o farei. Por enquanto acho que ainda não tiveram tempo de fazer nada de especial, até porque até as verbas atribuídas à junta "voaram" para pagar "placas ilegais" pelo anterior executivo, mesmo antes deste tomar posse (e já depois de os resultados se saberem). Não crítico apenas os anteriores presidentes da Junta, também lhes reconheço mérito em alguns aspectos e pontos positivos nos seus mandatos. Mas ao contrário de si eu não tenho as palas colocadas, e felizmente ainda consigo olhar em várias direcções, em vez de apenas uma. E sabe porque ainda ninguém respondeu às questões formuladas? Porque já cansa sempre essa sua teoria da conspiração! Respire um pouco! Ou então convide-nos um dia a ir à sua Terra, para aprendermos um pouco… De certeza com pessoas tão empreendedoras, cultas, rectas e observadoras como o Sr. aquilo será um exemplo, até quem sabe a nível nacional! Eu terei todo o prazer em o acompanhar, trocar opiniões e observações consigo nesse local paradisíaco!

  10. Rennie:

    Se quer vincar a sua sexualidade, faça-o com o seu nome…
    A nossa terra é onde nos sentimos bem…Por isso a minha terra é Aguim… Veja se aprende Rennie, pois está entre pessoas cultas, empreendedoras, rectas e observadoras como eu…tire as pálas e veja o mundo com outros olhos, sem ser do "miradouro" da rua D´Avale… E depois poderá trocar as tais impressões comigo no lugar paradisíaco de Aguim…
    Não é afilhado, nem pertence ao executivo… Mas está deveras bem informado (será que Rennie é o próprio Zé Lagoa???)… Pena é a sua "sabedoria" não esclarecer as gentes de Aguim, como seria suposto…Como foi prometido em tempo de "paixões"!!!
    Claro que eu sou "o inconveniente", "o incómodo", por dizer o que me apetece, por fazer as perguntas que ninguém quer responder… Óptimo!!! Pretendo continuar assim…
    Nesta discussão fica bem claro como tocam as hARPAs…

  11. Relativamente à AJA e para todos os seus elementos:

    A FVV é um local excelente (e gratuito…) para divulgação, crescimento e consolidação de uma Associação alvo de uma recém reestruturação…
    Publicitar futuras iniciativas, estabelecer parcerias, angariar sócios, expor a AJA como connceito e ideia a milhares de pessoas que passam em Anadia nesta semana!

  12. A AJA poderia dinamizar o espaço da FVV- O workshop de dança poderia voltar a acontecer naquele espaço, visto ser uma iniciativa que correu muito bem!!! (Mogofores em 2009 dinamizou o seu stand com pequenas peças de teatro!)…
    O próprio stand poderia ficar total (ou parcialmente) a cargo da AJA, porque não o tema ser "Jovens em Aguim"??? É melhor do que não ter tema…
    A FVV é uma oportunidade óbvia de marketing…No sentido de extravazar, as fronteiras da freguesia e dar-se a conhecer ao concelho!
    Esta é a minha sugestão para a AJA! Não levem a mal, é uma ideia como outra qualquer!!!
    Tenho pena que a falta de visão de alguns decisores políticos, decidam criar algo novo noutro local (ARPA), precisamente no dia em que deveria apoiar a consolidação de um grupo já existente (AJA) na FVV!

    • Já o disse e volto a repetir. Se a AJA tivesse recursos para participar na Feira, tinha-o feito.

      Por outro lado continuas a insinuar que há algum problema na criação da ARPA ou que a sua criação prejudica de alguma forma a AJA. Insinuação que não tem nenhum fundamento.

      • Caro Zé

        Eu acho que não são precisos mais recursos… Tu achas que sim!
        Tu és o Presidente do Executivo, fazem como melhor entenderem… Fica a sugestão!
        Não estou a insinuar nada, estou a afirmar que o "timing" de criação e apresentação da ARPA foi péssimo, para a Freguesia (AJA incluída)!!!
        Se no teu entender de Presidente não prejudica a AJA…óptimo!!!
        Não sou é obrigado a concordar contigo…

        • Não são precisos recursos? Era só estalar os dedos, se calhar.

          Para a AJA o "timing" não teve problema nenhum, pelo contrário, no fim da reunião, ainda deu para lá irmos beber umas minis e comer umas bifanas. E das pessoas que lá estavam também não vi ninguém a queixar-se to "timing".

          • Estavam com a boca cheia??? Ahahahahaha….

          • Ai está um comentário que não tem ponta por onde se pegue. Já para não dizer que é parvo. Enfim…

          • "O espécime Urbano-Depressivo é um maluco paranóico-crítico que cedeu ao peso da sociedade citadina. Encontrando como única razão de existência estar contra tudo e todos, sem razão aparente e sem saber porquê, …, julgam-se génios, seres únicos numa cidade de milhares."

            As palavras, do mesmo modo que não são minhas, também não as julgo desadequadas da ocasião…

          • Um individuo faz uma piada, não agrada… é parvo, "urbano depressivo", maluco paranóico crítico, contra tudo e todos…
            Eu pelo menos ainda não insultei ninguém… Acho que a comer bifanas e a beber minis não é de boca vazia!!!
            Achei que tinha à vontade para fazer esta piada…pelos vistos não!!!
            Ficamos assim…Quando não há argumentos recorre-se ao insulto ao mensageiro, tudo bem já percebi!!!
            Signing off…

    • Tiago,

      relativamente à AJA, estou completamente de acordo com o Zé Cipriano: a AJA está a dar os primeiros passos, e é preciso que saiba caminhar antes de arriscar muitos trambolhões.
      Paralelamente à ausência de emblema ou estandarte oficial, se a AJA não se representou na Feira do Vinho e da Vinha, foi porque achou que (ainda) não era altura, face à sua (ainda) escassa actividade – o “ainda” é a prazo, e esperamos todos que seja alterado no espaço que corre entre a feira deste ano e a do próximo. Todavia, no mesmo dia em que se iniciou a FVV, houve reunião da AJA para preparar as próximas actividades, porque mais importante que mostrar serviço, é fazê-lo.

      • Caro Joel

        Volto a repetir, vocês são a AJA, decidam como quiserem e acharem melhor!!!
        A sugestão foi dada!

        • Tiago,

          as sugestões são todas bem-vindas, principalmente se forem dadas em tempo útil e não depois do "acto consumado". Por isso, e sendo tu sócio da AJA, fica desde já o convite a compareceres às próximas reuniões para nos apresentares as tuas ideias e sugestões, porque a sede da AJA não é propriamente o aguim.net…

          • Caro Joel

            Prefiro apresentar as minhas ideias aqui, por escrito, expô-las à consideração de todos!
            Não vejo qualquer inconveniente nisso, se vocês (AJA) não consideram o procedimento correcto, então é mais um ponto em que estamos em desacordo!!!
            Evita fenómenos de "diz que disse"… Além de que, apenas fui convidado a comparecer na última reunião da AJA (que se realizou no 1º dia da FVV), não considerando tal como periodo de tempo útil…
            De qualquer forma agradeço o convite e quando se revelar oportuno assim farei!!!

          • Tiago,

            ninguém disse que não podes ou não deves expor aqui as tuas ideias ou sugestões.
            Repetindo o que já disse: "as sugestões são todas bem-vindas, principalmente se forem dadas em tempo útil e não depois do "acto consumado".

            É que se expuseres as tuas ideias em sede própria, ainda nos dás tempo de as discutir e, em caso de aceitação, as colocar em marcha. Se, pelo contrário, apenas te pronunciares no fim das tomadas de decisão ("acto consumado"), o que fazes não são sugestões, mas apenas críticas. Apenas faço este reparo para que não se confundam as duas…

  13. Ao argumento de que mais ninguém tinha achado que a data da festa tinha algum problema tu respondeste com uma piadola duvidosa. Onde estão a faltar os argumentos?

  14. Tiago,

    o teu argumento (?!?) foi de que as outras pessoas não se queixaram do timing porque "estavam com a boca cheia". Se o Zé chamou parvo ao teu comentário, foi porque pecou em demasia na boa educação e urbanidade, postura que não tens tido com os demais, logo não tens qualquer direito de levar a mal ou de considerar ofensa que outros te respondam em tom similar…

    • Joel

      Só quero que me digas onde fui mal educado com alguém???
      Tu que distingues "criticas" de "sugestões" filosofando e enquadrando-as no tempo…enfim!!!
      Insinuas loucuras e estados psico patológicos a quem discorda ou faz uma piada ( exemplo claro de urbanidade e boa educação…)!!!
      É tão somente "desonestidade intelectual" insultar alguém porque fez uma piada, ou porque discordou de alguém!!!

      Mas isso é fácil de resolver… Se acham que sou mal educado com todos, porque discordo de "meia dúzia", retirem-me as permissões de autor no aguim.net!!!
      O Aguim.net foi criado pelo Zé, que terá toda a legitimidade para o fazer!
      Deixo logo de incomodar com as minhas loucuras!!!

      • Tiago,

        tu abriste este post numa tentativa clara de ir “à pesca” e ajustar contas com o passado. Lançaste a cana e pescaste um Rennie, que era o que querias, andando pelo meio literalmente a chafurdar em tudo o que mexia – inclusivamente nalgumas coisas em que alguém mais inteligente ficaria calado. Ora era o/a Rennie, a ARPA, a Junta, a representação da Junta na FVV e os custos da mesma, embrulhas o nome do Zé Lagoa assim do nada no teu refugado e apontas também à AJA. Desde que abriste o post, dá a ideia que sabias ao que vinhas, mas que já não sabes para onde vais…
        Não te interpelei em nada (excepção à observação/ironia dos “créditos”), não defendi nem ataquei nada nem ninguém, a não ser quando falaste na AJA. Como é óbvio, tenho o dever de solidariedade para com os restantes membros dos corpos directivos, e na circunstância em particular até partilhamos da mesma opinião.
        Se houve cuidado que tive, foi no tempo e objecto da minha intervenção.

        Agora quando tu fazes uma piada, não vejo o mal de eu fazer outra, com a garantia de que a minha incomodou muito menos gente, porque o alvo era implicitamente definido. Se não tens capacidade de encaixe de algumas piadas ou ironias, sugiro-te então que não avances para este campo.
        Já não é a primeira vez que acabas a fazer o papel do “coitadinho” deixando para mim o papel de “mau” – não me incomoda o papel que destinas a cada um, mas não tens jeito para o papel que escolheste para ti…

  15. olha lá tiago será q ainda n t apercebeste q a malta tá farta d ti e dessa mania q tu tens? qd fizeres alguma coisa em q s reconheça mérito a malta até t dá crédito. até lá cresce um pouco pá! faz como o zé: fez o aguim net, é presidente da aja. mal ou bem apresenta trabalho e pode-se criticar ou aplaudir. ou como o joel: engenheiro com provas dadas na sua profissão e membro da aja. e tu o q fazes? fala um pouco d ti para a malta t conhecer. apresenta as tuas grandes obras e os teus projectos. ou és apenas um profissional do aguim net?

  16. A única diferença entre a FVV dos outros anos para este ano é que formaram uma associaçao para justificarem a cedência do stand. Se essa Associação foi apresentada no 1º dia da referida Feira como é que ganhou o concurso???!!! será que houve??!! para ser ela a eleita a representar a Freguesia??
    Parece me que em Aguim continua tudo igual para pior. Qualquer dia cada rua tem uma associaçao. Unam-se de uma vez por todas e trabalhem em prol de Aguim.. Deixem os orgulhos de lado.. E esta conversa aqui no site já cheira mal. Só dá mau aspecto a quem lê. São todos amigos e é preciso andarem com este tipo de linguagem que não leva a lado nenhum??

  17. Xxxxuuuuuuuu!!!

    Be careful, don't wake up the trolls….. not even the "Cool" trolls

  18. Aqui na Madeira os meus afilhados sabem quando devem manter a boca fechada, e só piam quando eu autorizo. Tiaguinho o padrinho não o mandou estar caladinho? Olha que tens de estar preparado para o que vai começar a ser descoberto meu filho.

  19. Blogger da Aja, o Sitio onde nascem filósofos a cada minuto…

  20. O comentário que aqui estava identificado como 'aguim.net' não era da autoria indicada. Vamos lá ter cuidado com esse tipo de situações.

  21. Permitam-me comentar… concordo q o nosso stand podia estar melhor, tb fiquei "desiludida", confesso…
    mas qt a AJA e ARPA são ambas muito benvindas! haja dinamismo na nossa terra, eu pertendo participar nos eventos das duas associaçoes; axo que qd foram criadas nao foi com o intuito de concorrerem uma com a outra..plo contrario, podem muito bem complementarem-se: haja (boa) comunicaçao entre os dirigentes das mesmas! se é para o bem da nossa Terra, porque não?!

    e ja q ninguem explica… plo q eu entendi, sao um grupo de pessoas amigas e conterraneas da nossa terra q se juntaram e pretendem criar ( ou ja criaram) esta associaçao para dinamizar um pouco mais Aguim!

  22. fugiu?

  23. O esquema das associações já é tão antigo!!!!!
    As associações não estão em competição uma com a outra, estão as duas ao serviço do sr. presidente da junta, pois ele é o mentor de ambas.
    As associações só servem para os seus interesses e objectivos. É pena que algumas pessoas não tenham percepção do que se passa.
    Veja-se o exemplo da AJA. Onde esteve o sr. José Lagoa nos últimos 20 anos, que contributo deu ou sequer tentou dar para a dinamização da associação? Nenhum.
    Serviu o seu interesse em determinada altura, depois não interessa.
    Coincidência!!!! Quando é novamenbte candidato à Junta de Freguesia vamos lá revitalizar a AJA!!! Santa inocência de quem não quer ver!!!

    Cumprimentos

    • Vou abrir uma excepção e responder a alguém que não se identifica. Isto porque a alternativa seria apagar o comentário, coisa que eu queria evitar.

      A AJA está ao serviço dos seus sócios e de Aguim. Se foi o Sr. José Lagoa que incentivou a sua revitalização não vejo problema nisso, pelo contrário (Aguim não ganha com isso?). Nem vejo a independência da AJA em causa à conta disso. A constituição da lista que se acabou por se tornar nos corpos gerentes, posso garantir que, não teve a influência de mais ninguém a não ser a dos próprios membros.

      Onde estiveram os presidentes da Junta dos últimos 20 anos que podiam ter feito o mesmo (que era tão simples) e não o fizeram?

    • O Presidente da Junta disse que iria promover o associativismo e fê-lo: se não o fizesse, a falha seria dele em relação ao programa apresentado. A partir do momento da revitalização da AJA, a sua ingerência tem sido nula – estou certo que se assim não fosse, alguns dos actuais membros não se teriam predisposto à tarefa.

      Se alguém tem objecções à actuação da Junta (e o post inicial parece uma objecção justa), tem todo o direito de as colocar e de pedir satisfações. Mas parece-me que andam a utilizar outros meios (as associações) para atingir o mesmo fim.
      Assim, nota-se um padrão que não é novo e que já foi utilizado por Júlio César na conquista gaulesa… dividir para conquistar… http://en.wikipedia.org/wiki/Divide_and_Rule

      • Joel:

        Espalhamento ao comprido no teu último comentário… é o que dá a filosofia…!
        "…Dividir para conquistar…"???? Aquele método que foi utilizado nas últimas eleições em Aguim????
        Para se dividir algo tem que estar junto primeiro, começas afirmando que Junta e associações nada tem que ver uma com a outra, mas rematas e acabas com uma "divisão para conquista"!!!
        Como é Joel, estão juntos ou não????
        Naturalmente com a filosofia acabas por dar razão ao Maquiavel…

        P.S- Helena, obrigado pela resposta sincera, esclarecedora e constructiva 😉

        • Tiago,

          "Divide and rule: … typical elements of this technique are … fostering distrust and enmity between local rulers, …, creating or encouraging divisions among the subjects in order to forestall alliances that could challenge the sovereign"
          Bastava teres seguido o link que indiquei e terias percebido a aplicabilidade e o sentido do texto.

          Os gauleses partilhavam o mesmo território (Gália) agrupados em tribos que não eram nem aliadas, nem inimigas, apesar de haver um rei comum. Júlio César, mais do que um grande estratega militar, era um grande político, e cedo percebeu que para conquistar a Gália com um efectivo militar equivalente a 10% do efectivo militar gaulês – se estivesse unido – a estratégia passaria por fomentar a intriga e a inimizade entre as diversas tribos, de modo a que elas se guerreassem entre si. Virando umas contra as outras, conseguiu sempre a aliança oportuna, até que por fim estava em condições atacar o próprio rei – Vercingetorix – o que conseguiu na Batalha de Alesia, e assim lá se tornou Senhor da Gália. Mas não foi na batalha de Alesia que ele conquistou a Gália, foi na aplicação da máxima “dividir para reinar”…

          A AJA e a ARPA não têm que competir por nada, porque trabalham para um mesmo alvo – a sociedade aguinense. Não deixa de ser demasiado óbvio que seja alguém que não pertence à direcção de nenhuma delas (um romano?) a tentar semear a discórdia…
          Quanto ao comentário do Maquiavel, este tem objectivos simples: fazendo as associações passarem por amestradas, obedientes no sentido do cão ao seu “dono”, procura que elas se tentem afirmar com afastamento ou criando inimizade com esse “dono”, na figura do Presidente da Junta.
          Não tendo Maquiavel nem tu a inteligência de Júlio César, nem na existindo na AJA a inocência dos gauleses, só vejo motivos para que a AJA continue como está, “nem aliada, nem inimiga”…

          • Joel:

            Obrigado pela lição de história "made by wikipédia"!!!
            Continuas a "resvalar" pela filosofia, não respondendo ás questões… Até já tentas medir inteligências, conhecendo ou não as pessoas…enfim!!!
            A "sementeira da discórdia" já vai com mais de um ano, não é de agora… E o que está…está bem à vista de todos!!!
            Relativamente às associações, não tinha conhecimento de claúsulas de exclusão de "Romanos"… Bem revelador das proximidades entre uns e outros!
            Seja como for, todo este debate mostra bem as posições assumidas e os argumentos das partes… Fica o esclarecimento!!!

          • Tiago,

            não tens que agradecer a lição de história. O link da wikipedia deixei-o logo no comentário anterior – se te tivesses dado ao trabalho de ler, não precisava de me andar a repetir.

            Dizes, cito: “Até já tentas medir inteligências, conhecendo ou não as pessoas…enfim!!! “
            Se achas que medi ou menosprezei a tua inteligência, foi apenas porque a comparei a uma das mais brilhantes mentes da História. Se te sentiste ofendido ou minimizado, ficam as minhas desculpas. Mas nesse caso, deves repensar a tua soberba…

            Não existem quaisquer cláusulas de exclusão de quem quer que seja: o termo “romano” foi empregue para classificar alguém que se dedica à intriga, discórdia e inimizade. É um termo que veio apenas na sequência do texto inicial e dos paralelismos existentes…

            Perguntaste, cito. “Como é Joel, estão juntos ou não???? “
            Respondi: “só vejo motivos para que a AJA continue como está, “nem aliada, nem inimiga…””
            Disseste, cito novamente: “Continuas a "resvalar" pela filosofia, não respondendo ás questões”
            Pergunto: tens dificuldades de compreensão?

          • Vê-se mesmo que só queres é intrigas entre as pessoas. Pareces as beatas a cuscar e a falar mal deste e daquele esquecendo-se do que se passa na sua própria casa. Realmente começo a concordar com os que te respondem. Ainda não apareceste em nenhuma actividade realizada mas estás sempre de língua aguçada para criticar. Para a próxima vê se apareces para trabalhar. Já não digo em mais nenhum sítio mas pelo menos na AJA, já que és sócio. E evitas vir com retóricas: começa a fazer alguma coisa que se veja.

  24. Where's Wally?

  25. Pois é!!!!
    Quanto mais se vai escrevendo mais percepção se tem das coisas que acontecem.

    O que eu fiz foi uma simples constatação dos factos, quer se queira ou não.

    1º mandato do sr. José Lagoa à frente da Junta – criação da AJA
    2º mandato do sr. José Lagoa à frente da Junta – criação da ARPA

    São coincidências? Talvez.

    E caro Joel, como parece gostar tanto de historiar, deverá saber que umas das formas de "dividir para governar" passa pela criação deste tipo de associações.

    Quando ao sr. presidente apetecer ou tiver algum arrufo que se queira ir embora, vou gostar de ver qual o seu empenho na dinamização das Associações.
    Mas também sinto alguma pena, por um tão grande empenho nas Associações e na paixão pela nossa freguesia, não se reflita nas outras associações na nossa freguesia. Porque será?

    Maquiavel

    • Confesso que às vezes tenho dificuldade em perceber a lógica do que por aqui se escreve.

      As criações das duas associações não são coincidências, são apenas um presidente da Junta de Freguesia a fazer aquilo a que se propôs.

      Não responde é ao seguinte, não sei porquê, entre os 1º e 2ºs mandatos do sr. José Lagoa não esteve lá ninguém? Quando o sr. José Lagoa sair da junta não vai para lá outro? Ou o sr José Lagoa tem que continuar a fazer o trabalho do presidente da junta quando deixar de ser o presidente da junta?

  26. Caro Maquiavel:

    Quer a AJA, quer a ARPA são excelentes ideias para a freguesia, com a condição de não dependerem (ou se tornarem reféns!!!) de ciclos políticos, garantindo a sua sustentabilidade futura!
    Um bom exemplo do que falo, é a ARA com 50 anos feitos em 2009 !!!
    Mas em toda esta conversa está bem patente o funcionamento que descreve, as evidências estão aí para quem as quiser ver!!!
    Ainda existe o descaramento de falar em termos como "intriga", "inimizade", "romanos" e "dividir para conquistar"… Enfim, já está tudo bem explicado!!!

    • Mas afinal que evidências são essas? E evidências de quê? Ou é só a mim que estão a escapar?

      Pelo menos fico contente que já mudaste de opinião em relação à ARPA. Já alguma coisa de positivo saiu da discussão.

    • Tiago,

      não basta dizer-se que se tem argumentos, é preciso apresentá-los. Se o que estás a fazer não é fomentar "intrigas", convido-te a apresentar as tuas "evidências" de que a AJA é dependente deste ciclo político…

  27. Porquê o fomento destas Associações só e unicamente enquanto presidente da Junta de Freguesia?
    Onde está a PAIXÃO pela freguesia, que enquanto cidadão que foi de Aguim, nunca promoveu qualquer associação ou qualquer outra actividade na mesma?
    Que dizer dos directores e não directores que ao longo dos últimos 50 ANOS têm passado pela ARA? Certamente não foram os presidentes de junta que lá estiveram.
    O Zé Cipriano é um bom exemplo disso, já lá esteve e conhece a realidade dessa Associação.

    Mas temos mais Associações em Aguim.
    Porquê o não envolvimento numa maior dinamização dessas mesmas?

    Caro Zé Cipriano, a questão coloco-a mesmo ao contrário. Porquê só o envolvimento enquanto presidente de junta e não enquanto conterrâneo guinato?

    Maquiavel

    • Maquiavel,

      o que é que esperava que o Presidente da Junta, José Lagoa, enquanto cidadão, e com a idade que tem – julgo que ele me perdoará este reparo – pudesse fazer por uma associação de jovens entretanto extinta/estagnada? Só se fosse contribuir para a taxa de natalidade local, para alargar a nossa base de recrutamento…

      Enquanto Presidente de Junta, “promoveu” a revitalização da associação e manifestou o apoio da Junta na medida das suas possibilidades – julgo que seria sempre esta a postura de qualquer outro Presidente, como foi, aliás, a postura do anterior presidente com outras associações pré-existentes. Na altura, ninguém viu qualquer problema nisso.

      Relativamente à lista de onde saíram os actuais corpos directivos da AJA, posso afirmar que a escolha dos elementos que a compõem não teve, em momento algum, a participação de alguém que não esteja na própria lista.

      A partir do momento da revitalização da AJA, as conversas com o Presidente da Junta têm-se cingido apenas às naturais negociações para cedência de um espaço para reuniões e, mais tarde, do bar do edifício da Junta para apoio às actividades entretanto realizadas. Concluindo, não houve – nem pode haver – qualquer intervenção do actual Presidente da Junta na AJA, já que a AJA não se pode dar a esse luxo, face a algumas suspeitas que já se vão levantando por aqui…

    • A ARA também tem, como se sabe, as suas dificuldades. Felizmente tem tido directores, ao longo dos anos, que as têm conseguido superar. É claro que também precisa da ajuda tanto da Junta como da Câmara mas há uma dificuldade que não tem, ao nível das infraestruturas.

      A AJA não tem infraestruturas próprias. E é principalmente aí que, neste momento, a AJA precisa de ajuda (e julgo que a situação da ARPA seja semelhante), seja para realizar algumas das suas actividades, seja para as reuniões dos seus corpos gerentes. E aí, quem tem capacidade para ajudar a AJA é, surpresa, o presidente da junta, seja quem for que estiver a ocupar o cargo.

      À pergunta que faz não posso responder. Se a sua actuação enquanto presidente da junta diz respeito a todos os aguinenses já a sua vida pessoal é apenas da conta do próprio.

  28. Joel,
    O problema não está na existência da AJA, nem de qualquer outra associação.
    A vontade de colaborar nunca está na idade. Está sempre na própria vontade em si.
    O Joel não colaborou/colabora em Associações de Aguim?
    Para mim a questão está aqui. O estar na AJA neste momento é um passo natural para si, pois em outros momentos teve disponibilidade para estar com outros movimentos, associativos e não só (penso não estar enganado).
    Quando a disponibilidade de alguém só acontece em precisos momentos, pelo menos a mim, deixa-me com uma certa sensação de mal estar.

    Maquiavel

    • Maquiavel,

      por esse ponto de vista a AJA actual poderia ter acontecido espontaneamente. No entanto, eu, que sou dos mais velhos, já não tenho memória das actividades da anterior AJA, que, pelas minhas contas, cessou há cerca de 15 anos, o que me coloca com 12 anos na altura, pelo que cresci numa realidade onde a AJA pura e simplesmente já não existia.

      Assim, de certo modo compreendo que tenha sido necessário um ligeiro “motor de arranque” de alguém que de alguma maneira tenha estado ligado ou seja contemporâneo da anterior Associação. Não posso falar em nome de ninguém para saber quais foram as motivações do Presidente da Junta no processo, mas pelo menos era um objectivo que constava do respectivo programa eleitoral, ou seja, não foi nada que tenha sido feito dentro de um espírito “maçónico”, à porta fechada e com conhecimento de apenas uma mão cheia de gente. Para todos os efeitos, a participação da Junta da Freguesia e do seu Presidente começa e acaba aqui.

      Após a alavanca inicial, foram feitas reuniões para aparecerem jovens e a partir desse momento foi deixado ao critério dos mesmos o rumo que pretendem para a sua associação. Tudo o que quer que tenha sido pensado, planeado ou organizado, saiu do plano de actividades da lista entretanto eleita e das reuniões da Direcção – abertas a todos os membros da AJA – onde, por debate interno aberto a todos os participantes, se têm procurado os possíveis entendimentos entre os membros que aparecem para – esses sim – dar “sugestões”.

      Se há coisa que lhe posso garantir é que, dentro do possível, tudo será feito para que a AJA seja “estanque” a factores ou pressões no sentido de a conotarem politicamente com A ou com B, porque do mesmo modo que hoje temos um Presidente, amanhã podemos ter outro, e a AJA não pode viver ou morrer pela cor da Junta de Freguesia…

  29. A disponibilidade de alguns SÓ DEVE mesmo aparecer nos momentos precisos, quando as pessoas têm competências para tal. Em vez de criticarem quem fomenta as actividades no PRESENTE deviam criticar quem nunca as fomentou no PASSADO, principalmente o Sr. Vitor Timóteo e o Sr. António Cerveira. Trabalhar no PRESENTE para um FUTURO melhor. De uma vez por todas acabem com essas críticas gratuitas… Critiquem as acções feitas, não critiquem quem as incentiva. Ou será que incomoda o que se vai fazendo? Ou esperavam a mesma falta de militância do passado?

  30. Maquiavélico (ou será José Lagoa?!!!)__Não tenho nada contra o apoio às Associações mais diversas que elas sejam.__Mas continuo a perguntar, onde esteve o sr. presidente da Junta nos últimos 18-20 anos?__Que contributo deu, que disponibilidade teve para as associações da nossa Freguesia?__Acho estranho esta motivação para o apoio à criação/revitalização das Associações, no momento em que é feita. Será que nunca nos últimos 18-20 anos se apercebeu na necessidade da criação de uma Associação como a ARPA? Porquê só agora?__Não sou advogado de defesa de ninguém, mas sei de apoios do anterior executivo a Associações da nossa freguesia. E cito só duas: a ARA e o Clube das Vespas (penso ser este o nome).__E quanto ao trabalho feito pela Junta de Freguesia? Bem qual trabalho?
    Estamos com as estradas em pior estado do que estávamos;
    A limpeza da freguesia é como se vê;
    A limpeza do cemitério mete dó;
    A Lagoa do Olho é só lá passar e ver.
    E estas são aquelas mais óbvias e que não devem onerar a Junta de Freguesia em muito valor.

    Maquiavel

  31. Caro Maquiavel

    E anda esta gente à procura de evidências… Acho que esta conversa é bem demonstrativa do que se anda a passar!!!
    O Maquiavélico " entrou em derrapagem na curva" e também se espalhou ao comprido… Tal é a confusão naquela cabeça….
    Segundo o Maquiavélico devemos criticar:
    – quem nada fez
    – quem executa as acções
    – mas nunca quem as incentiva!!!(A tal critica gratuita…Talvez porque incentivar, pouco valor tem, para quem efectivamente FAZ!!!)
    Põe umas palavras em maiusculas e fala de competências (quais???)…
    Mas a palavra que ficou do discurso "maquiavélico" foi "MILITÂNCIA", que como todos sabemos se aplica aos seguidores de um partido, de uma corrente ideológica ou de um líder!!!
    A confusão é muito semelhante aquela "(in)feliz" mensagem de Natal…
    Maquiavel, os seus argumentos são a constatação de factos óbvios e previsíveis para a Freguesia de Aguim… Mesmo assim ainda há quem não queira vislumbrar o óbvio…
    E assim realmente incomoda o que (não) se vai fazendo!!!

    • Jovem Tiago aprenda a ler! Devemos criticar quem nunca incentivou no passado, não quem incentiva no presente. Está bem explícito. Militância em relação à causa e participação pública. Não distorça as palavras ao jeito que lhe convém. E porque não responde a quem lhe deu as indirectas uns posts mais acima? Não lhe convém?

  32. Começo a entender a sua posição! Com certeza é "um dos" membros do Vespa Clube da Bairrada que se começa a sentir incomodado com os últimos acontecimentos em relação à sua associação! 😉
    Só umas pequenas notas:
    A Arpa em nada deve a sua criação ao actual presidente da junta.
    As estradas que estão em pior estado foram as tais que foram acabadas à pressa na altura das últimas eleições.
    A situação do cemitério desconhece por completo, ao efectuar essa afirmação.
    Possivelmente as pessoas da ARA e do VCB (e de uma outra associação privada que em tempos já recebeu enormes fundos) são as que se sentem mais "ofendidas", embora sem motivo para tal. Chegou a altura de ajudar quem realmente tem iniciativas, pelo menos nesta fase inicial!
    Mais uma pequena observação: critica-se muito a actual junta de freguesia, mas é pena que por vezes se esqueçam que esta só existe devido ao seu actual presidente. Se fosse por pessoas como o sr. possivelmente hoje ainda pertenceríamos a Tamengos! Pense nisso!

    E.P.

    • Boas, em resposta ao seus comentários e a futuros sobre o vespa clube Bairrada, eu Pedro Santos vice presidente desta associação venho por este meio esclarecer alguns pontos:
      1-O vc bairrada é um clube não uma associação
      2-Esta registado com escritura feita , n. contribuinte e c.ai.
      3-È um clube que representa anualmente a nossa terra em 25 concentrações de vespas, no qual ainda este ano se deslocaram á nossa terra 200 vespistasna nossa conctração de Março
      4-Temos estatutos que somos obrigados a seguir dirigidos pelo vespa clube Portugal e internacional o Vespa Wold days,livro datas e apresentação de contas anuais
      5-O clube vive das cotas dos socios
      6-Clube recebeu da junta de freguesia no ano de 2009 150,00 € para ajuda da nossa concentração
      e quanto a outros fundos´que são do conhecimento da actual junta, porque para quem não sabe foram os seguintes:

  33. Caro E.P.-(Será Estado Português????)

    Ui tantos créditos na mesma pessoa… Parece que a Freguesia de Aguim foi criada por um apenas!!! Não terá sido um grupo de pessoas???
    Apoia o associativismo (vespas não incluídas, ARA idem!!???), só o criado, incentivado ou dinamizado pelo "Grande Irmão" mentor de "militâncias"!!!!
    O "Grande Irmão" ajuda "quem realmente tem iniciativas"… E depende do Grande Irmão para as concretizar!!!
    Continuo a notar o mesmo discurso das pastilhas da azia e da mensagem de Natal…

  34. É tipico!!!!
    Eu sou o centro!!! Eu fiz!!!! Eu faço!!!
    Coloque-se as coisas no seu devido lugar e não se queira limpar a participação de outras pessoas na Não nos vamos esquecer, por exemplo, do Sr. Faria, Sr. Gomes, Sr. Américo e peço desculpa aos restantes por aqui não os estar a enumerar.

    Ninguém quer limpar o que o sr. José Lagoa fez pela criação da freguesia, mas não foi o único. Apesar de fazer alrde disso. Felizmente as outras pessoas e factos concretos, desmenten-no completamente.

    Maquiavel

  35. Vamos as apostas para o tempo de actividade da ARPA
    Eu aposto nas comadres ( final de 20 – – )
    zangam-se e sabe-se as verdades….
    Ja agora quem tem o cargo de presidente,secretario e tesoureiro ?
    Não tenho nada em contra, mas se não tem nada em comun com a junta , porque não começaram mais cedo os menbros da ARPA e AJA ?
    A AJA já existe a mais de 20 anos, e teve as suas actividades paradas mais de 10 anos,porque !! ?

  36. Caros colegas Aguinenses, embora goste de ver aqui tanta gente a defender a nossa terra, tenho pena de não se preocuparem com ela fora daqui. A tanta instituição e associação para colaborarem e no entanto está ou estava tudo ao abandono. Vejamos uns exemplos. Criticam a AJA a perguntar onde esteve durante estes anos, pois certamente a pessoa que pergunta é a responsável por ela ter estado desaparecida, ela esteve sempre lá, só ninguém lhe pegou. A Associação Recreativa Aguinense a mesma coisa, criticam o rapaz mas no entanto teve coragem pra pegar naquilo para não deixar acabar, mas as pessoas da vez de o ajudarem, preferem criticar. O Centro de Aguim a mesma coisa, diz-se que o homem só quer tacho mas todos sabem muito bem que é a pessoa indicada para estar a frente daquela Instituição. A Arpa ainda agora começou (e bem) e coitada já estão a dizer mal. A junta todos que lá estiveram e estão tentam fazer o melhor pela nossa terra, uns melhor outros menos, mas pelo menos tentam, e errar é humano e ninguém é perfeito.

  37. Todas as pessoas destas associações, instituições e juntas são pessoas normais assim como nós, só que simplesmente tiveram a coragem de fazer alguma coisa pela nossa terra e que fazemos nós? Criticamo-las. Não devíamos era lhes dar os parabéns. Aqui fica um texto pra dar força a essas pessoas:
    “ Os sucessos e os méritos de cada pessoa merecem um absoluto respeito por parte dos demais. Embora também seja verdade que os méritos em questão são muito diversos e os que ficam para trás na estrada do sucesso alimentam sentimentos negativos como a inveja, a repulsa, a raiva, a inquietação, e inclusive o ódio, esses sentimentos crescem e se auto-alimentam fazendo com que frequentemente o carácter dos que ficaram para trás fique mais azedo ainda. Fazemos questão de culpar os outros dos nossos problemas e exercitamos uma crítica, as vezes feroz, contra os que se destacam por ter a força e a personalidade adequadas para tal.”

  38. Para a contrução da nova sede foi nos dadopela juntaos seguintes materiais: areia,cimento, blocos, duas janelas e quatro armações electricas
    Em nossa vez compramos com o dinheiro do clube e de três socios ( incluindo eu ) porta de entrada, azuleijo para o chãoe seu assentamento, projectar as paredes e tecto a gesso, maças finas para o exterior,tinta e pintura das paredes interiores e exteriores, gradiamentos das janelas,pedras da soleira e peituris, pladures para realização de uma despensa no interior,bem como todo o mobiliario existente, pagamos ainda mão de obra a pedreiro de trés dias e a electricista o resto foi tudo feito com horas e horas que lá perdi mais o presidente do vcbairrada e outro socio.E tudo isto com muito dinheiro gasto como provam os papeis que temos arquivados.

  39. Tudo isto está num protocolo assinado que realizamos em conjunto com a junta, está ao dispor da minha parte para ser lido por todos os interessados.
    Para acabar fico bastante triste com estes comentário, porque acabamos por reabilitar um espaço morto onde só havia lixo e damos um pouco de vida noturna diferente as trazeiras da junta . Ainda á pouco tempo falando com o Rubem ofereçemos para reabilitar o bar e as casa de banho, mão de obra e azuleijo para o chão gratuita.
    Por isso todos temos o seu lugar e penso que chega para todos é só uma questão de entendimento.
    P.S.
    Não esqueças de ver a tv no final da semana onde dará um envento vespista internacional em Fátima que se realiza em o dia 1 a 4 de julho onde estão escritos perto de 3000 vespistas de todo o mundo e onde terra representado o nosso clube e a nossa terra por 10 socios do vespa clube bairrada http://www.vespaworlddays2010.com

Comments are closed.