No próximo sábado, dia 21 de Novembro de 2009, pelas 18 horas, na Junta de Freguesia de Aguim, vai-se realizar uma discussão com vista à revitalização da Associação Cultural de Jovens de Aguim (AJA). Pede-se aos interessados que compareçam.
Pontos de discussão
- Projectos
- Valências
- Marcação de eleições para os corpos sociais da AJA
- Outros assuntos
Tiago Mouta
26 de Novembro de 2009 às 12:10
Então revitalizou-se a AJA ou não?
Zé Cipriano
26 de Novembro de 2009 às 12:21
Sim, está-se a tratar disso.
Raul Pinto
28 de Dezembro de 2009 às 12:10
É com muita satisfação e surpresa ao mesmo tempo, que se esteja a tentar recuperar um projecto "adormecido", direi mesmo irremediavelmente adormecido, pelo menos pensava eu. Penso que na última direcção ocupava o cargo de vice-presidente, sendo o Paulo o Presidente. Alguns projectos foram postos em cima da mesa, mas na realidade nunca se avançou para nenhum deles. Penso que não seja importante agora, ao fim de tantos anos procurar as causas, embora não deixe de ter a noção de ser um dos principais responsáveis pela passividade que se instalou. Entretanto os anos foram passando e a minha ligação foi-se enfraquecendo.
Agora, se se está a tentar recuperar a AJA, mando os mais sinceros votos de sucesso. Já agora, tomo veleidade de deixar um conselho, que se tente ser o mais "LEGAL" possível, nem que para isso se tenha que reunir os antigos corpos dirigentes. Estarei disponível.
Pedro Bandarra
28 de Dezembro de 2009 às 12:41
Concordo em absoluto com este comentário do Raul. Penso que também eu fazia parte dos órgãos sociais. Também me responsabilizo pela passividade a que se chegou e também eu estou disponivel para que a "futura" AJA seja uma realidade mas de uma forma "LEGAL" sem o intuito de se fazer só porque se quer aparecer ou fazer trabalho.
Tiago Mouta
28 de Dezembro de 2009 às 13:11
Caros Raul e Pedro:
Aqui começa a fazer se alguma luz acerca do passado da A.J.A e acabo por compreender a parte da "urgência" eleitoral "da coisa", em parte o que me motivou a escrever os posts!!!
Considero que os anteriores membros da A.J.A serão uma mais valia fulcral neste processo de revitalização!
É imprescindivel contar com a vossa experiência, opinião e contributo, no sentido da A.J.A se tornar mais sólida e coesa, no fundo aquilo que eu defendo, para que não se repita o passado…
Zé Cipriano
28 de Dezembro de 2009 às 13:33
Sim, concordo totalmente. As coisas devem ser feitas da forma mais legal possível cumprindo o que está escrito no regulamento interno da associação. Acho mesmo que isso é imprescindível.
A participação dos antigos corpos gerentes e de todos os sócios que a AJA já tem é muito importante. Não só agora, no momento da revitalização, como depois disso, durante as actividades e iniciativas que se tomarem.
Pedro Bandarra
28 de Dezembro de 2009 às 14:17
Há uma coisa que me faz confusão . A associação rege-se pelos estatutos ou pelo regulamento interno? O que tem mais valor?
P.S. Não é a primeira vez que leio que em diversas associaçoes falam dos regulamentos internos e não dos estatutos..
Zé Cipriano
28 de Dezembro de 2009 às 14:27
O documento da A.J.A. tem como título Regulamento Geral Interno. Eu, pelo menos (posso estar errado), uso a palavra estatutos como sinónimo para Regulamento Interno. Uso ambas as expressões para me referir ao mesmo documento.
Fico também com a dúvida se é correcto usar ambas as formas ou se são coisas diferentes. Para evitar confusões, a partir de agora, em relação à A.J.A. passo a referi-lo pelo que está no documento.
Zé Cipriano
28 de Dezembro de 2009 às 14:33
O dicionário online da priberam dá como definição de estatutos o seguinte:
estatutos
s. m. pl.
4. Regulamento ou lei orgânica que rege um Estado, alguma corporação, sociedade, associação, estabelecimento, etc.
Penso então que não será errado usar as duas formas.
Tiago Mouta
28 de Dezembro de 2009 às 14:55
Caro Zé:
E onde me posso dirigir para analisar esses estatutos da A.J.A, tens isso por aí em PDF que possas mandar para o mail?
Zé Cipriano
28 de Dezembro de 2009 às 20:05
Fica aqui um link para todos os interessados.
Joel
28 de Dezembro de 2009 às 20:47
Zé,
o teu post fica relativamente escondido entre tantos outros posts com bem menos importância…
Tiago Mouta
29 de Dezembro de 2009 às 10:32
Obrigado Zé! Já me inteirei acerca dos estatutos da AJA, podia-se fazer um novo post com o link para os estatutos para todos os interessados consultarem… Era mais visível e esclarecedor!
Joel
28 de Dezembro de 2009 às 16:16
Bem, há cada vez mais pessoas a comentar tópicos sobre a AJA, donde se conclui:
1 – Afinal, a AJA é assunto que interessa a muita gente
2 – Muita gente se revê nos objectivos da AJA e se mostra disponível para ajudar
3 – Há vários antigos membros dispostos a reingressar, pelo que poderia ser revisto o tecto máximo das idades, de modo a poder ser englobado o maior número possível de pessoas, para mais pessoas já com experiência associativa.
Ainda há esperança, a continuar assim, de haver uma solução que reúna as propostas do Zé e do Tiago: uma associação a arrancar o mais cedo possível e, ainda assim, com um número de pessoas suficiente que confira maior legitimidade à futura direcção.
Tiago Mouta
28 de Dezembro de 2009 às 16:30
Caro Joel:
A ideia era mesmo essa, mas para englobar mais gente a discussão tinha que vir a público…
O que eu não percebia na argumentação do Zé, era o porquê de priorizar as eleições, mas acabou por surgir espontâneamente a resposta nos comments do Pedro e do Raul…
Assim sendo acabo por dar razão ao Zé, no sentido em que existiram problemas no passado relativamente à legalidade da AJA, problemas que devem ser colmatados agora, para revitalizar a mesma sem os erros do passado…
Não deixando de levar a minha avante (a teimosia é assim!), trazendo a discussão a público e engrossando o numero de participantes e interessados, acelerando um pouco aquilo que o Zé previa ser lento…
Essencialmente foi por isso que escrevi o post…
Zé Cipriano
28 de Dezembro de 2009 às 20:22
Desconheço quaisquer problemas que tenham existido em relação a isso. Não é por isso que acho que se deve começar por eleger corpos gerentes.
Penso que deve ser assim porque é a forma de correcta de se fazerem as coisas e porque considero que o número de interessados já é mais que suficiente para organizar uma lista competente.
Além de que o facto de se realizarem as eleições agora não impede que depois mais sócios venham a ter uma participação activa na AJA.
Depois de começarem