Aguim
Cheiro a esgotos incomoda moradoresO cheiro é insuportável para alguns moradores da rua do Centro Social, em Aguim, e o foco do odor está identificado. Nas valetas da rua correm esgotos e águas residuais que, por estes dias quentes, incomodam quem ali vive. Os moradores dizem que “ninguém resolve o problema”.
O cenário é o mesmo nas duas margens da rua: esgotos ou águas residuais correm pelas valetas, logo a seguir à zona do Centro Social, em direcção à EN1. Numa das margens o foco da água está identificado: uma tampa de saneamento brota o líquido, depois de correr pelas manilhas por debaixo da EN1, o líquido volta à superfície nas traseiras e quintais das habitações emparedadas entre a estrada e a linha férrea. “Nem sei se aquilo vai para algum lado ou se fica tudo ali parado, o que sei é que o cheiro torna-se insuportável para nós que ali vivemos”, contou ao Jornal da Bairrada Telma Neves.
“O meu pai até chegou a oferecer-se para ajudar nos custos com as manilhas mas ninguém quer saber de nada, ninguém resolve o problema”, desabada a moradora.
Contactado pelo Jornal da Bairrada, Victor Timóteo, presidente da Junta de Freguesia de Aguim, admitiu não estar inteirado do assunto, mas, no mesmo dia, deslocou-se ao local e encetou contactos com a Câmara Municipal de Anadia para apurar a fonte do problema.
Depois dessa primeira intervenção no local, o autarca garante que teria sido a rotura num tubo a causar o vazamento dos detritos residuais. “Logo nesse mesmo dia em que fomos alertados pelo JB foi encontrada uma solução provisória e posso garantir que a Câmara de Anadia já está a tratar de resolver o problema em definitivo”, assegura o autarca.
Jornal da Bairrada, n. 1959, 30 de Julho de 2008.