É com enorme prazer que vou dar início a uma série de textos sobre futebol. Com isto, pretendo apenas, que todos os interessados em saber coisas sobre futebol, tenham oportunidade de debater e esclarecer possíveis dúvidas e se interessem cada vez mais por este desporto..
O primeiro tema de que irei falar é o planeamento.
Planeamento: Representa o plano ou projecto de acção que se realiza com o processo de treino de um desportista na procura de um objectivo determinado, alto rendimento (Manso et al,1996). Planear é projectar o treino antes de o executar (Matveiev).
Uma das primeiras actividades a realizar pelo treinador prende-se com o planeamento da época desportiva que têm pela frente. Alguns treinadores consideram que o treino deverá ser sempre da mesma forma, independentemente do clube, local, objectivos, etc.., no entanto e segundo muitos autores, o planeamento deve obedecer a determinados objectivos, sem os quais torna-se complicado elaborar um planeamento rigoroso, correcto e motivante.
Factores determinantes na elaboração do planeamento de treino (Cerqueira, 2001):
– Número de anos necessários para se atingir o alto rendimento;
– A idade a que se chega ao alto rendimento;
– Nível dos atletas (Preparação e Capacidade; a idade com que se começa o treino especializado);
– Treinador;
– Objectivos;
A finalidade do planeamento está relacionada com a realização do processo de treino, tornando-se um guia prático para o treinador. A sua elaboração deverá ter sempre em conta os princípios de clareza, simplicidade e exequibilidade. Aquando da realização de qualquer tipo de planeamento este poderá variar consoante a sua duração temporal. Nesta medida, reconhece-se a importância de dividir o planeamento em diferentes tipos. Este por seu turno poder-se-á dividir em fases..
Na próxima semana irei continuar este tema..
Pedro Bandarra
Zé Cipriano
1 de Setembro de 2005 às 14:46
Bem-vindo à “equipa” do Villa Aquilini.
Bastante interessante estes teus textos que nos permitem perceber melhor como é desenvolvido o trabalho no Aguinense (ou noutra equipa qualquer).
Boa sorte para ti, ao comando do Aguinense e na tua vida pessoal!
Acácio Simões
2 de Setembro de 2005 às 23:46
em futebol só gostava de saber onde pára o Grupo Desportivo da Mealhada !
Zé Cipriano
3 de Setembro de 2005 às 12:49
O Mealhada agora com um treinador aguinense só pode fazer uma boa carreira :). Pena é que a nivel directivo as coisas nem sempre corram da melhor maneira.
jorge neves
8 de Setembro de 2005 às 22:17
Um gajo benfiquista a falar de futebol vai dar mau resultado… hehehehe