Mais informações sobre a Associação Académica de Aguim

Temos mais algumas informações sobre a Associação Académica de Aguim que poderá ter sido inspirada pela nossa Associação Recreativa Aguinense.

Agradeço ao Carlos Lagoa que entrou em contacto com a Junta de Freguesia da Madalena e com a Associação Académica da Madalena e obteve as seguintes respostas.

 

Resposta do Sr. Francisco Leite, Presidente da Junta de Freguesia da Madalena:

Boa noite! Trata-se de duas associações, creio que nenhuma delas devidamente legalizadas, sem qualquer ponto comum. A AA de Aguim era constituída por um grupo de jovens que praticavam futebol, tendo participado em alguns torneios particulares de grupos do mesmo género, sem qualquer filiação associativa ou federativa, Não possuía qualquer tipo de instalação, realizando os seus jogos, como atrás disse todos de caráter particular, nos campos de futebol dos clubes das freguesias vizinhas, nomeadamente no do Clube Futebol de Valadares e do Sporting Clube de Coimbrões. Extinguiu-se há mais de trinta anos. Por seu turno, a A. A. da Madalena foi constituída pela família Reis Cunha, que possuía, em sua casa, sita no lugar da igreja, um campo de futebol de sete relvado e com ótimas condições, e que, juntando mais alguns amigos, criou este clube que tinha por objetivo jogar futebol por diversão com grupos convidados. Durante a sua existência, participaram em vários torneios particulares de futebol de salão, de futebol de cinco e de futebol de sete. Extinguiu-se naturalmente com o passar dos anos, dado que os membros da família que criaram a associação foram ficando mais velhos e não tiveram a devida sequência. Entretanto, com a morte dos pais Reis Cunha, a propriedade foi alvo de partilhas e deixou de haver condições para continuar. Em ambos os casos, não houve prática de competições devidamente filiadas. Espero ter-lhe prestado os esclarecimentos necessários ao seu trabalho, mas se precisar de algum adicional, pode solicitá-lo. Melhores cumprimentos.

Francisco Leite

 

Resposta da Associação Académica da Madalena:

Olá Carlos, infelizmente não lhe posso dizer muito sobre a AA Aguim, só posso dizer que sim, existe de facto uma terra na Madalena chamada Aguim e a sua simbologia foi inspirada na Associação Académica de Coimbra, sei-lhe também dizer que a Associação já não existe. Nós aqui na Associação Académica da Madalena não temos qualquer registo que nos ligue à já extinta associação mas esta nossa pequena Associação foi também criada tendo como “linha seguidora” a AAC e continua ainda a persistir há já mais de 40 anos.

Respostas muito interessante que nos revelam um pouco da história da “outra Aguim” embora nenhuma delas confirme (ou desminta) que a A.A. de Aguim se terá inspirado na A.R. Aguinense. Informação que, dado o clube já ter existido há muitos anos, poderá revelar-se difícil de obter.

Publicado por

Zé Cipriano
Programador informático. Depois de um site, chamado "Aguim Online" (fundado em 1998), iniciou o "aguim.net" em 2003.